top of page
Buscar

ADVENTO - TEMPO DE PREPARAÇÃO

  • Foto do escritor: Admin
    Admin
  • 21 de dez. de 2022
  • 3 min de leitura

A flor ao lado, é conhecida como "Estrela de Natal", na cultura germânica, nas regiões de colonização alemã, especialmente do sul do Brasil, cujo nome em alemão é "Weihnachtsblume" no dialeto hunsrükisch, ou também conhecida por "Blutblume", na língua alemã padrão, falada na Alemanha.

A flor é do gênero "Scadoxus" e pertence à família "Amaryllidaceae".

A Weihnachtsblume é uma planta que passa o ano inteiro sem dar flores, mas floresce de forma exuberante nesta época do ano, quando nos aproximamos do Natal.

O povo descendente dos germânicos e dos imigrantes alemães têm por tradição cultirvar esta flor e a cuidam com muito carinho, quando floresce.

O carinho com que os descendentes de alemães cuidam desta flor, quando floresce é típico da época de Advento. É um período de cuidados, de preparação, de meditação, é a época em que aguardamos ansiosos pelo nascimento de Jesus Cisto.

Todos os grandes eventos exigem uma preparação. O Natal é um dos grandes eventos do calendário litúrgico cristão, porque antecede ao Natal.

Advento é a preparação da dona de casa que está prestes a receber uma visita. E quando o visitante é ilustre, os preparativos são ainda mais exigentes. Tudo no lar da família se volta para a preparação de tão honrosa visita. A seleção do menu para o almoço, o que melhorar na decoração, que roupas usar, etc.

Na véspera, uma arrumação geral na casa é algo de praxe.

Essa preparação que se faz, na vida social, para receber um visitante de importância, também é o que acontece nessa época de Advento.

O período de espera e a preparação desta época de Advento tem a finalidade de fazer as pessoas perceberem a importância desse acontecimento e proporcionar-lhes os meios de se purificarem para celebrar o Natal com dignidade.

Advento, do latim "Adventus", significa vinda, chegada. A origem da palavra é profana e designa a vinda anual da divindade pagã, ao templo, para visitar os seus adoradores.

Acreditava-se que o deus cuja estátua era ali cultuada permanecia em meio a eles durante a solenidade. Um cronista da igreja primitiva denomina de "adventus divi" o dia da chegada do Imperador Constantino.

Na linguagem atual, significa também a visita oficial de um personagem importante ou a véspera de um acontecimento.

Nas obras cristãs da Igreja primitiva, "Adventus" se transformou no termo clássico para designar a vinda de Cristo.

Nós, luteranos, temos por tradição enfeitar as igrejas e casas com a Coroa de Advento (Adventskranz), quando também realizamos um Chá ou Café de Advento.

Cada um pode preparar-se da forma que melhor entender ou lhe aprouver, para a Noite de Natal. O importante é celebrar este período de preparação. Pequenas meditações em família, nos quatro Domingos de Advento, leituras diárias de versículos bíblicos, participar de celebrações, etc.

Eu, pessoalmente, cultivo este período de preparação, oferecendo mensagens diárias, via redes sociais, visando permitir às pessoas um rápido momento de reflexão e meditação. Na nossa casa, cultivamos uma Coroa de Advento, onde acendemos uma vela a cada Domingo de Advento, quando preparamos um Café de Advento, que é antecedido de uma meditação, ainda que, neste ano, tenhamos substituído por ouvir as mensagens on-line em canais de algumas comunidades que seguimos.

Também faz parte do nosso ritual familiar, a preparação do ambiente, com enfeites natalinos, que vão desde a Árvore de Natal, até enfeites espalhados por toda a casa e guirlandas nas portas.

Estamos nos aproximando do Natal.

Desejamos a todos um FELIZ NATAL!


Prof. Uwe Roberto Strauss e família

www.educadorpontocom.com.br



 
 
 

Comments


bottom of page